Notícia de Última Hora
Em um feito notável, a empresa Intuitive Machines realizou o primeiro pouso lunar dos Estados Unidos em mais de meio século. O marco coloca o país novamente no satélite, sendo a primeira vez desde as memoráveis caminhadas realizadas pelos astronautas Apollo, da Nasa.
A nave, chamada Odysseus, foi lançada no dia 15 de fevereiro a bordo de um foguete Falcon 9, da SpaceX, do bilionário Elon Musk. Apesar de ser uma missão comandada por uma empresa privada, a ação conta com o apoio da Nasa. Com isso, esse foi o primeiro pouso em solo lunar conduzido pelos Estados Unidos desde a Apollo 17, em 1972, há mais de 50 anos.
O local de pouso planejado era um terreno cheio de crateras próximo a um complexo montanhoso de 5 km de altura conhecido como Malapert. É o ponto mais ao sul da Lua já visitado por uma nave. Uma investigação importante por parte da Nasa será a análise do comportamento da poeira lunar, que os astronautas da Apollo consideraram um sério incômodo, por arranhar e obstruir os equipamentos. Entre os seis equipamentos apoiados pela Nasa está um sistema de câmeras da Universidade Aeronáutica Embry-Riddle que teoricamente deveria ter se soltado do Odysseus quando este ainda estava a 30 metros da superfície lunar.
Fique ligado para mais detalhes sobre essa conquista histórica! 🚀🌕