Macron e Lula se Reúnem na Amazônia para Discutir Terras Indígenas e Meio Ambiente

Política

Em sua primeira visita oficial ao Brasil, o presidente da França, Emmanuel Macron, desembarcou nesta terça-feira (26) em Belém, onde foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ambos cumprirão extensa agenda bilateral ao longo dos próximos dias no país, com temas na área de meio ambiente, defesa, reforma dos organismos multilaterais, entre outros.

Na capital paraense, os dois presidentes se encontraram por volta das 15h30 desta terça e seguiram, em barco da Marinha, para a Ilha do Combu, na margem sul do Rio Guamá. Lá, acompanharam a produção artesanal e sustentável do cacau em região de floresta. A ideia, segundo o Palácio do Itamaraty, é que Lula possa mostrar ao presidente Macron a complexidade da questão amazônica e as alternativas de desenvolvimento econômico sustentável que existem. Além disso, o presidente brasileiro quer mostrar ao líder francês o fato de a Amazônia não ser apenas uma grande área de floresta, mas um local que abriga imensa população, com cerca de 25 milhões de habitantes, e que depende da própria floresta para a sua sobrevivência. Eles também tiveram um encontro reservado com representantes indígenas, onde o presidente francês entregou uma condecoração ao líder indígena da etnia Kayapó e expoente mundial da causa indígena, Raoni Metuktire.

Macron seguirá no Brasil até quinta-feira (28) e visitará ainda as cidades de Itaguaí (RJ), São Paulo e Brasília. Essa visita de três dias para um chefe de Estado não é usual e demonstra a importância da relação entre Brasil e França, bem como o interesse profundo em diversas áreas de cooperação.

Please follow and like us:
Pin Share

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *