- Dino propõe PEC para trocar aposentadoria compulsória por demissão sem salário de juízes, militares e promotores que cometerem delitos graves: O senador Dino planeja apresentar quatro propostas antes de assumir o cargo como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)1.
- Sucessão de Lira e Pacheco divide atenção de parlamentares na volta dos trabalhos no Congresso: A eleição dos novos presidentes da Câmara e do Senado está prevista para 2025, mas as movimentações já começaram. Arthur Lira e Rodrigo Pacheco já foram reeleitos e não podem disputar novo mandato1.
- Congresso retoma trabalhos com reformas econômicas na pauta e prazo curto até eleições municipais: Os parlamentares emendaram a pausa do Carnaval e devem retomar os trabalhos a partir de 19 de fevereiro. As reformas e a relação com os demais poderes dominam as discussões1.
- Especialistas apontam erros e virtudes do plano nacional para a indústria: O plano, lançado em janeiro, prevê um investimento de R$ 300 bilhões no setor até 2026. Embora alguns especialistas critiquem a falta de diagnóstico prévio, consideram o programa um avanço para modernizar as indústrias brasileiras1.
- Relatório aponta ausência de câmeras na prisão de segurança máxima de Mossoró na gestão de Sergio Moro, em 2019: Na época, um preso roubou a arma de um agente e ameaçou funcionários. Nada foi registrado porque as câmeras estavam inoperantes. Atualmente, 500 homens estão atuando na busca pelos dois fugitivos; a operação está no quinto dia1.
- Relações entre Brasil e Israel são fortes, e convocar embaixador é medida drástica, avalia diplomata: O ex-embaixador do Brasil em Londres, Rubens Barbosa, afirmou que os países têm interesses em jogo e que as relações devem se manter, mas a situação atual é delicada1.
- Israel convoca o embaixador do Brasil após Lula comparar guerra em Gaza com Holocausto: O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que Lula “cruzou uma linha vermelha”. A Confederação Israelita do Brasil também reagiu e chamou as declarações do presidente brasileiro de infundadas e uma “distorção perversa da realidade”1.
Essas são as últimas informações sobre a política no Brasil. Fique por dentro do que acontece no Planalto, Congresso, Judiciário e nos bastidores1.