Compaixão pode ser descrita como uma compreensão do estado emocional de outra pessoa. Não deve ser confundida com empatia. A compaixão frequentemente se combina a um desejo de aliviar ou minorar o sofrimento de outro ser senciente, bem como demonstrar especial gentileza para com aqueles que sofrem.
Você tem piedade pela tragédia do outro, mas isso não significa que você vá sentir a dor do outro. A piedade faz você socorrer aquele que sofre, mas não te faz carregar a cruz do outro. A boa samaritana dá um copo de água para Jesus, mas não sente a sua sede.
Já a empatia te faz sentir a dor do outro. Nossa! Hoje estou tão triste… meu amigo perdeu a mãe dele, que faleceu de um ataque cardíaco, e ele nem pôde se despedir dela. Olha aí: eu fiquei triste porque o outro também está triste. Mas, a empatia também te deixa feliz quando o outro está feliz. Nossa! Que alegria! Meu amigo passou no vestibular! Estou muito feliz por ele… Sei que ele é muito inteligente e vai ter muito sucesso.
Tanto a compaixão quanto a empatia são características de quem não é egoísta. O egoísta só pensa em si mesmo e não se importa com a dor do outro. Dizemos que o sujeito é um individualista!
Depressão é uma doença psiquiátrica que tem como sintomas apatia, angústia, melancolia, dor e pode ser acompanhada de tristeza profunda. A depressão grave pode levar o sujeito a ter pensamentos suicidas.
Aquele que tem compaixão socorre o deprimido, mas o que tem empatia carrega um pouco da dor do outro, aliviando-o. Tanto a compaixão quanto a empatia são importantes. A compaixão te faz dar o dinheiro para que o outro se consulte com um bom psiquiatra, te faz carregar o outro no carro e levá-lo ao médico, te faz dar os medicamentos necessários, mas em nenhum momento você contrai a doença do outro.
Depressão é contagiosa? Por empatia, é. Você me passa a metade desse “vírus” que está te deprimindo. Meu chacra está aberto e disposto a te ajudar.
Essa é a cruz do cristão: ter empatia pelo sofrimento do outro. O sujeito é tão bom e vive deprimido. Que Deus é esse que é tão injusto? Esse cara não sabe que Cristo foi recompensado com o Reino de Deus. Uma vida cheia de amor e felicidade!
Mas, assim como existe a depressão por empatia, também existe a depressão por castigo: olha lá o sujeito libertino abusando da euforia que traz o sexo e as drogas. Ele só não sabe que está desequilibrando as energias espalhadas no ar. Uma hora o polo vira e a depressão é cavalar.
Depressão é uma doença grave. Tem gente que acha que é frescura, mas não é. O sujeito não chora o dia inteiro… isso é frescura, sim.
Estou angustiado, mas não estou triste. Angústia é preocupação + medo e isso é depressão.
Estou melancólico, mas não estou triste. Isso significa tédio + angústia.
Melancolia é um tipo de depressão!
Estou extremamente triste, melancólico e angustiado, e isso é depressão que pode se tornar grave.
Mas, se estou triste, melancólico, angustiado e extremamente ansioso, isso pode me gerar uma síndrome do pânico.
Quanto maior a empatia num mundo doente, em crise e por isso fazendo guerra, mais contagiante a síndrome do pânico será!
E o que é tédio? É quando você está cheio de ansiedade e apatia ao mesmo tempo! Também é perigoso!